COMO FAZER UMA BOA APRESENTAÇÃO ORAL ? 

Para muitos alunos, apresentações orais é sinônimo de vergonha, pavor ou nervosismo! Eu compreendo, mas isso vai mudar!
Sempre fui habituado a fazer apresentações orais na escola desde o 2º ciclo, o que é muito bom !! Porém sempre fui muito tímido, e digamos que falar em frente a muitas pessoas nunca me deixou muito confortável 😆!

Bom, mas mudei muito a partir daí e hoje em dia faço apresentações orais com uma perna ás costas ! E tive de me habituar pois agora que estou no secundário as apresentações orais são muito frequentes e com um nível de exigência muito maior !
Como sabes também, as apresentações orais existem para avaliar as competências orais dos alunos, para não falar no facto de que sobem IMENSO as notas, pelo que tens de dar tudo por tudo para teres um bom resultado !


Principais problemas durante a tua apresentação :

  1.  nervosismo;
  2.  Falta de conhecimento sobre o assunto;
  3.  Timidez;
  4.  Falta de confiança.

Soluções/ Dicas:

  1. No dia anterior á tua apresentação treina o conteúdo. Lê em voz alta, treina a tua dicção, as vezes que forem necessárias, para que consigas transmitir as ideias da melhor forma possível aos teus colegas.
  2.  Tem muita atenção à tua expressão corporal. Esta dica é muito importante, é óbvio que não precisas de criar uma coreografia, nada disso ! Porém, tem cuidado em fazer movimentos calmos e suaves o que vai demonstrar a tua confiança. E por favor, tem o máximo de cuidado e nunca coloques as mãos nos bolsos !
  3.  Pede ajuda a quem entenda mais do assunto ! Lembra-te de que não estás sozinho e que se tens oportunidade de pedir ajuda pede ! Quer seja, á professora, a um amigo ou a alguém da tua família.
  4.  Lê pausadamente, para que todos te possam entender, não quer dizer que fales como um caracol mas tb não quer dizer que leias tão rápido que ninguém te vai entender.
  5. Começa a preparar a tua apresentação com muito tempo de antecedência, pois normalmente elas nunca te são dadas para fazer dois dias antes ! Isso acontece para que tenhas todo o tempo para a preparares e reveres.
  6. Sê criativo/a !! É um fator que pesa muito na tua nota! Não tenhas medo de inventar(é claro que deves perguntar sempre ao teu professor se acha boa ideia). Por exemplo: podes levar vestida uma roupa referente ao teu tema, um acessório, fazer desenhos ou trazeres quadros e colares no quadro. Podes pôr música a tocar, e.t.c. Tanta coisa que podes fazer, não tenhas medo de inovar. Uma forma de seres criativo é interagires com os teus colegas.
  7. Usa cartões de memorização ! Sabes aqueles cartões que os apresentadores de TV usam durante os programas ? Eles contêm tópicos para que os apresentadores não se esqueçam das ideias mais importantes. É uma ” cábula” que te pode ajudar muito ! Atenção: é suposto serem cartões com tópicos-ideias principais-pelo que não deves escrever grandes quantidades de texto pois isso vai deixar-te confuso na altura em que olhares para os cartões.
  8. Todos os assuntos têm palavras chave, pelo que convém saberes algumas sobre o teu tema e os seus significados ! Podes até apontá-los na última página dos cartões de memorização para que se no final da tua apresentação alguém te colocar uma questão saibas responder.
  9.  Tenta estar tranquilo antes da apresentação, lembra-te que não és o único que a vais fazer. Afinal, todos os teus colegas vão estar no mesmo lugar que tu ! Mais uma razão para não ficares nervoso !
  10. Termina com chave de ouro ! Já deves ter reparado que, quando vais a um concerto a banda termina sempre com a música mais conhecida para pôr toda a gente a dançar e a cantar ! Pode o concerto até não ter sido grande coisa, mas o facto de terem terminado em grande vai deixar as pessoas de bom humor. Na tua apresentação é quase o mesmo, termina com uma frase inspiradora que deixe as pessoas a pensar.É uma das partes mais importantes da tua apresentação !

Estes são os segredos para uma brilhante apresentação oral, agora só tens de aplicá-los ! Não é difícil , acredita.

Eu posso dar o meu próprio exemplo que passei de uma quase negativa para um excelente nas apresentações orais !! Incrível não é? Dá trabalho, não vou negar, é preciso treinar muitas vezes, ser persistente e nunca desistir  !! E nunca tenhas medo de errar porque ao errares é que vais aprender e isso vai fazer com que sejas melhor em todas as próximas vezes.

Por isso, se eu consegui tu também consegues, tens é de manter o foco !! Bom ano escolar!!

O Rapaz da Poupa 😉

Anúncios

2 thoughts on “COMO FAZER UMA BOA APRESENTAÇÃO ORAL ? 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s