10 hábitos simples dos japoneses que podemos- e devemos -começar a praticar

No Japão existem muitos hábitos e costumes que nos mostram que de maneira generalizada, essa nação é muito organizada e harmoniosa em sociedade. Claro que não  existe nenhum país perfeito, mas existem certas atitudes japonesas, comuns no dia a dia ou na alimentação que são grandes exemplos para outros países.

Alguns de vocês com certeza devem seguir alguns destes hábitos, mas de qualquer forma, resolvi fazer uma pequena lista de bons hábitos japoneses que acredito que todos deveriam seguir. Fiquem á vontade para discordar ou para sugerir outros costumes japoneses interessantes que poderíamos adotar no nosso dia a dia.


1. Tirar os sapatos ao chegar a casa:

Em muitos estabelecimentos, lojas, restaurantes, os japoneses tiram os sapatos antes de entrar. Em casa também usam meias ou chinelos e para as visitas têm chinelos apropriados. Além de ter muitas impurezas da rua, acredita-se que traz energias negativas de fora. A casa fica mais limpinha sem andar de sapato lá dentro.

mld106363_1110_shoetrays_vert-5b1-5d-1


2. Ter bons hábitos alimentares:

A fama da longevidade dos japoneses está basicamente na sua alimentação, composta com muitas verduras, legumes e peixe, incluindo no café da manhã. Outro grande hábito alimentar japonês é o chá verde, consumido diariamente. O chá verde é muito benéfico para a saúde pois é rico em antioxidantes e nutrientes, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol, pressão arterial e os riscos de obesidade.

brooke-lark-158017

 

 


3. Não jogar lixo na rua:

No geral os japoneses preocupam-se em não sujar as ruas por onde passam, portanto quando não encontram caixotes do lixo pelo caminho, eles costumam levar o lixo para casa para jogar fora. Como no Japão não há funcionários de limpeza, cada cidadão procura fazer a sua parte, contribuindo para o bem estar de todos.

lixo-nas-ruas-8


4. Agradecer antes e depois das refeições:

Os japoneses têm o hábito de iniciar a sua refeição com a palavra “Itadakimasu”, que seria uma forma de agradecimento a todos aqueles que direta e indiretamente contribuíram para que aquela refeição pudesse estar á mesa. Ao terminar a refeição, eles agradecem também.

content_itadakimasu

 


5. Respeitar os animais:

No Japão não é tão fácil ter um animal de estimação em casa: têm de registá-lo, é super complexo o processo. É como se fosse um filho. Quase não existem gatos e cães na rua, maus tratos, justamente porque tens de provar que tens tempo e espaço para cuidar do bichinho. Por isso é que existem os “Cat Café” onde podes brincar com os teus gatinhos.

sarah-dorweiler-128578

 

 


6. Cumprimentar, agradecer e pedir desculpas:

Os japoneses são tão educados que dá até vergonha haha. Se eles te tocarem, eles pedem desculpa, se precisarem de passar e tu estiveres no caminho, eles pedem “com licença”. Os empregados seja de onde forem cumprimentam todos os seus clientes. Eles são mesmo Super educados !

mohamed-nohassi-191165


7. Usar a bicicleta como meio de transporte:

Aqui está uma coisa que admiro bastante na sociedade japonesa. Eles usam a bicicleta para tudo, para ir ás compras, levar os filhos para a escola ou até mesmo para ir para o trabalho. Além de ajudar a reduzir o tráfego de carros nas ruas, também é um transporte ecologicamente correto, além de ser um hábito que ajuda a combater o sedentarismo.

james-pond-103321


8. Etiqueta nos transportes públicos:

Os metros, os comboios e os autocarros são muito pontuais. Se estão atrasados 5 minutos eles avisam. Por mais lotado que esteja, as pessoas não se empurram, esperam os passageiros saírem e, após isso, entram.

tim-gouw-133424


9. Não desperdiçar comida:

No Japão um hábito tradicional é não desperdiçar comida. Eles devoram o prato, literalmente!! Não deixam um gão de arroz no prato.

monstruo-estudio-573


10. Fazer ginástica antes de iniciar o trabalho:

Os japoneses costumam fazer uma ginástica matinal antes do trabalho. É uma espécie de aquecimento para o corpo começar bem o dia. Também é comum em escolas antes do início das aulas.

curtis-mac-newton-12711


Espero que tenham gostado destes 10 hábitos que os japoneses praticam e que dariam um ótimo resultado em todas as sociedades. Claro que nenhum país é perfeito, porém existem muitos hábitos que nos fariam evoluir.

Partilha este post e deixa a tua opinião nos comentários! 🙂

Beijinhos e Abraços,

O Rapaz Da Poupa 😉

 

 

 

Anúncios

4 thoughts on “10 hábitos simples dos japoneses que podemos- e devemos -começar a praticar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s