ENTREVISTEI AS AUTORAS DO LIVRO “SER BLOGGER”!!

Olá a todos! Hoje trago-vos um formato um pouco diferente do habitual. Apresento-vos a Carolina Afonso e a Sandra Alvarez, as criadoras do mais recente e inovador livro “Ser Blogger”. A verdadeira Bíblia dos Blogs, que nos dá dicas de como criar, gerir e rentabilizar um blog. Juntas, Carolina e Sandra, agarraram esta oportunidade com “unhas e dentes” o que resultou num livro fantástico, que recomendo desde já.

Hoje, numa entrevista acerca deste projeto, decidi conversar com as protagonistas, acerca de todo o sucesso que as envolve.


  • Olá Carolina e Sandra! Desde já quero dizer-vos que estou muito grato por terem aceite o meu convite e que saibam que admiro muito o vosso trabalho. Queria começar por pedir-vos que apresentassem o vosso livro aos leitores.

O nosso livro SER Blogger é sobre como criar, comunicar e rentabilizar um blog. Foi escrito numa perspetiva de marketing, considerando que um blog é uma marca, que tem que ter a sua identidade, deve criar consistentemente a sua imagem, a sua notoriedade e credibilidade, para que os leitores o sigam e as marcas o considerem relevante para se associarem e lá investirem. Na realidade é um passo a passo para quem quer começar, mas também um guia a consultar apenas em alguns capítulos para quem já tem blog e o quer otimizar em alguma das áreas, ou até para os marketeers, para melhorarem a sua aprendizagem sobre os blogs e os bloggers.

  • O que vos levou a criar o livro?

A experiência que temos de muitos anos em marketing e comunicação e o facto de percebermos que não existia nada deste estilo no mercado, em português.

Mas também o facto de nos apercebermos a importância crescente dos influenciadores digitais (bloggers, vloggers, Youtubers, Instagramers, etc) no processo de tomada de decisão dos consumidores. Para as gerações mais novas são considerados as novas celebridades, em quem confiam, mais que nos amigos ou a família.

  • Quando começaram a escrever o livro ainda não tinham um blog. Sentiram-se “obrigadas” a criar um, visto que o livro fala sobre esse assunto?

Não nos sentimos na “obrigação”, até porque o livro foi escrito na perspetiva de marketing e comunicação, mas sentimos que gostávamos de passar pela experiência de sermos bloggers e de aplicar no nosso blog as recomendações que damos no livro. Além disso é uma forma de mantermos atualizados alguns conteúdos do livro.

  • Apesar do livro e do blog em comum, ambas têm profissões distintas. Como gerem o vosso tempo?

Gerimos dando prioridade ao que é mais importante para nós, em cada parte do dia. As nossas profissões obviamente que nos ocupam todos os dias da semana e acabamos por nos dedicar aos conteúdos do blog e respetivas redes sociais, ao final do dia e aos fins-de-semana. Gerimos de forma a que o foco seja total no momento em que nos estamos a dedicar a cada uma das coisas, na tentativa de que o resultado seja o melhor. Além disso temos a Maria da Ponte que trabalha connosco na gestão do blog e das respetivas redes sociais e é a Maria que assegura que todo o planeamento é cumprido. A Maria está em simultâneo a terminar o mestrado em Marketing no ISEG.

  • Quais são os 5 ingredientes para formar um blog de sucesso ?

Já temos, entretanto, um artigo sobre esse tema, no nosso blog. Se quiseres visitar basta clicares aqui. Mas sem dúvida que a paixão é um deles.

  • Qual está a ser o feedback das pessoas, pois nesta altura já, com certeza, que são reconhecidas pelos fãs?

O feedback está a ser ótimo, recebemos mensagens de muitos leitores a agradecer e a dizer que o livro os está a ajudar muitíssimo, quer pessoas que estão a iniciar, quer pessoas que já tinham blogs e os estão a otimizar. Estamos muito contentes com o feedback e a prova que está a correr muito bem é que em menos de 2 meses já temos a 2ª edição do livro na rua.

  • Será que podemos esperar por um segundo livro?

Talvez. Se pudesses escolher um tema qual seria?


Antes de mais nada, quero agradecer , tanto á Carolina como á Sandra, que aceitaram realizar esta entrevista e desejar-lhes muito sucesso!

Posso dizer-vos que tenho e livro e que é tão viciante que não consigo parar de ler! É sem dúvida um livro inspirador, e a partir das palavras da Sandra e a Carolina, deu para perceber que está a mudar a vida de muitos bloggers ou futuros bloggers. E confesso que fiquei curioso, será que podemos mesmo aguardar por um 2º livro? Espero bem que sim.

Mas entretanto, peço-vos que passem no blog destas incríveis influenciadoras digitais, basta clicar aqui! Acreditem que não se vão arrepender! E ainda, se estás interessado neste assunto dos blogs e eventualmente queres criar um ou então já tens, devo dizer-te que deves mesmo adquirir esta “bíblia dos blogs”, que está disponível em qualquer livraria e que entretanto, dado a todo o merecido sucesso, já conta com uma segunda edição!!

Quanto a mim, até ao próximo post! Abraço! 😉

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s